Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário debate transparência no tema mudança do clima

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 15h26 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 11h15

Seminário promovido pela CPLP enfoca na transparência em mudança do clima 

Foi realizado em Lisboa entre os dias 19 e 21 de junho de 2017 o I Seminário do Núcleo Lusófono da Parceria para a Transparência, com objetivo de promover a troca de experiências em comunicação e transparência entre os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em três dias de evento foram abordados tópicos como arranjos institucionais para transparência em mudança do clima, relato de ações de mitigação, coleta de dados, softwares de apoio ao relato e desafios dos processos junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).


Do Brasil, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), participaram da iniciativa. No que diz respeito ao tema REDD+, a analista ambiental Monique Ferreira compartilhou com o grupo informações sobre o processo de mensuração, relato e verificação (MRV, na sigla em inglês) de resultados de REDD+, com detalhes sobre a elaboração do Anexo Técnico sobre REDD+ como parte do Relatório Bienal de Atualização (BUR, na sigla original em inglês). A última sessão do seminário buscou definir potenciais atividades para atuação futura do Núcleo Lusófono no curto, médio e longo prazos, com base nas prioridades identificadas pelos membros.

 

Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente está trabalhando em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no desenvolvimento de um “Programa Brasileiro de Cooperação Sul-Sul em Mudança do Clima e Florestas” com foco em REDD+ que dedicará atenção a iniciativas de cooperação com países em desenvolvimento da África e da América do Sul, em especial com países lusófonos. O objetivo do Programa é promover o fortalecimento de capacidades técnicas e institucionais de países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais, com potencial para gerar resultados de REDD+. A Mensuração, Relato e Verificação (MRV) de resultados de REDD+ e elaboração e submissão de documentos técnicos à UNFCCC é uma das quatro linhas gerais de atuação desse programa.


Para maiores informações acesse: http://redd.mma.gov.br/pt/cooperacao-sul-sul-para-redd/linhas-de-acao-da-cooperacao-sul-sul-para-redd

 

 

 

Fim do conteúdo da página