Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MMA participa de oficina para o aprimoramento da Cooperação Sul-Sul

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h06 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 10h49

workshoponenhancingssc rabat 2526july

A oficina "Enhancing South South Cooperation on Climate Action and Sustainable Development" foi realizada em Rabat, Marrocos, nos dias 26 a 27 de julho, com o objetivo de apresentar as atuais atividades de cooperação sobre a agenda de mudança do clima e desenvolvimento sustentável e o compartilhamento de experiências entre países em desenvolvimento.

O evento promoveu oportunidade aos países em desenvolvimento de compartilhar informações e experiências sobre as abordagens nacionais de cooperação no contexto do desenvolvimento sustentável e da implementação do Acordo de Paris, discutir os desafios, as necessidades e oportunidades que acompanham o desenvolvimento de baixas emissões e resiliência do clima, identificar oportunidades para melhorar a cooperação, além de como alavancar o financiamento e explorar as melhores práticas e áreas para a cooperação futura.

Após apresentação sobre as diferentes questões temáticas relacionadas às NDC na atualidade pelo Sr. Bernd Hackmann, do Secretariado da UNFCCC, o Brasil fez a sua apresentação de proposta para a implementação de ações de Cooperação Sul-Sul com base no ordenamento das atividades em quatro linhas gerais de atuação (Monitoramento da Cobertura Florestal; Transformação de Informações em Políticas Públicas e Promoção de sua Integração; Mensuração, relato e verificação (MRV) de resultados de REDD+ e elaboração e submissão de documentos técnicos à UNFCCC; e Estruturas de Governança e Fundos Nacionais para REDD+), representado pelo Analista Ambiental, Rafael Brito Pereira, do Departamento de Florestas e Combate ao Desmatamento (DFCD) e Secretaria de Mudança do Clima e Florestas (SMCF) do Ministério do Meio Ambiente.

A proposta brasileira de Cooperação Sul-Sul e a expertise técnica do país foram destacadas pelo Sr. Donald Cooper, Diretor de Mitigação, Dados e Análise do Secretariado da UNFCCC como uma oportunidade para outros países em desenvolvimento.

A oficina contou ainda com apresentações nacionais do Marrocos, Chile, Cingapura, Maldivas, México e Etiópia. Os próximos passos serão discutidos em uma reunião mais ampla sobre Cooperação Sul-Sul a ser organizada antes da COP-23.


Fim do conteúdo da página