Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Monitoramento das salvaguardas de REDD+ foi tema de oficina regional no Acre

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 17h40 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 11h02

Grupo

Foto: Abdoral Machado/GIZ

 

Uma plataforma em breve permitirá ao Brasil demonstrar como as salvaguardas de Cancun são tratadas e abordadas no alcance de resultados de REDD+ e no uso de pagamentos por resultados. O desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Salvaguardas de REDD+ (SISREDD+) tem sido tema de debates no âmbito da Câmara Consultiva Temática (CCT) sobre Salvaguardas (CCT-Salv) desde junho de 2017 e em 2018 passa a contar com aportes de um grupo ainda mais amplo da sociedade brasileira, por meio de oficinas regionais.

Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2018 aconteceu, na cidade de Rio Branco-AC, a 1ª Oficina para Desenvolvimento da Metodologia de Avaliação das Salvaguardas de REDD+. Esta oficina foi a primeira etapa do processo de construção participativa dos indicadores para avaliação do respeito e cumprimento das Salvaguardas de REDD+, que conta com apoio do Programa Políticas sobre Mudança do Clima (PoMuC), uma articulação entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

O evento teve como objetivo levantar informações sobre: requisitos do SISREDD+ (conceitos, abordagem, finalidades, envolvidos, usuários, análises e comunicabilidade); atributos dos indicadores (dimensões e critérios); e subsídios para ouvidoria de REDD+. Participaram do evento 59 pessoas, entre especialistas, representantes de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e membros da CCT-Salv. Estavam representados 17 estados e 41 insitutuições. As contribuições obtidas nos três dias de trabalho serão fundamentais nas próximas etapas que discutirão os indicadores para cada uma das salvaguardas de REDD+.

Regularmente, o REDD+ Brasil trará novas informações sobre a realização das oficinas de desenvolvimento de indicadores do SISREDD+.

 

 

Clique para acesso aos documentos da oficina:

Lista de presença

Abertura - Grupo NSC

Desenvolvimento do SISREDD - Grupo NSC

Contexto REDD a SISREDD_- Ministério do Meio Ambiente

Bases do SISREDD - Grupo NSC

Elementos para elaboração do SISREDD - Grupo NSC

Salvaguardas Programa REDD+ Acre - IMC/AC

Relatório da Oficina SISREDD+ no Acre - Grupo NSC

 

Fim do conteúdo da página