Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lançada a 3ª edição das Estimativas Anuais de Emissões do Brasil

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h20 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h44

 site estimativas2016 thumb

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou a terceira edição do relatório das Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil. Esse documento é previsto no Decreto no 7.390/2010, que regulamenta a Política Nacional sobre Mudança do Clima, a fim de acompanhar o cumprimento do compromisso nacional voluntário para a redução das emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2020, decorrente da iniciativa assumida voluntariamente pelo Brasil na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), realizada em 2009, em Copenhague.

Essa edição das estimativas nacionais foi elaborada a partir dos resultados obtidos nos relatórios de referência do Terceiro Inventário Nacional de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal, publicado em 2016, que contempla as emissões de 1990 a 2010. As atuais Estimativas avançaram a partir dos resultados do Terceiro Inventário, estendendo o período analisado para até 2014.

Em relação às edições anteriores, há aprimoramentos metodológicos descritos detalhadamente nos Relatórios de Referência do Terceiro Inventário, referentes à série histórica de 1990 a 2010. Para o período de 2011 a 2014, as atualizações a partir de novos dados disponíveis estão descritas no relatório das Estimativas. A elaboração desse documento, bem como do aprimoramento da metodologia de cálculo da projeção de emissões, é de responsabilidade do grupo de trabalho coordenado pelo MCTIC.

É possível visualizar os gráficos e exportar as planilhas desse relatório ao selecionar a opção "Estimativas 2016" nos painéis com os resultados das emissões. O arquivo e outras informações podem ser acessados em http://sirene.mctic.gov.br.

 

Clique aqui para acessar a terceira edição do relatório das Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil

 

Fonte: MCTIC

 

 

Fim do conteúdo da página