Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Divulgada taxa de desmatamento no bioma Cerrado

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 13h41 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 13h55

Desmatamento reduz em 11% no bioma Cerrado

O desmatamento observado no Cerrado em 2018 é 33% menor do que o mapeado em 2010, ano em que foi iniciado o PPCerrado.
 
 
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) informam que a área desmatada no bioma Cerrado no período de agosto de 2017 a julho de 2018 foi de 6.657 km² (Prodes Cerrado 2018), valor que corresponde a 11% de redução em relação ao período anterior. É a menor área desmatada já registrada na série histórica e valor 33% menor do que o mapeado em 2010, ano em que foi iniciado pelo Governo Federal o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado).
cerrado2018 grafico
Fonte: Inpe/Prodes Cerrado 2018 (organizado pelo MMA).
Observação: Como desmatamento considera-as a supressão total da vegetação nativa, incluindo as diversas formações.

 

A ocorrência de desmatamento nos estados que compõem o bioma Cerrado foi da seguinte forma:

cerrado2018 tabela

 

A mensuração foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no âmbito do Projeto de Monitoramento Cerrado (Prodes Cerrado), cujos dados encontram-se disponíveis aqui. O Prodes Cerrado é um dos produtos do Programa de Monitoramento Ambiental do Biomas Brasileiros, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O mapeamento utilizou imagens de satélite para quantificar as áreas suprimidas maiores do que um hectare. Foi considerado como desmatamento a remoção completa da vegetação nativa, o que inclui todas as fitofisionomias do bioma, florestais, savânicas e campestres.

O Relatório de Balanço 2018 das atividades do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) apresenta análises dos dados mais recentes do desmatamento nos dois biomas. 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
 
 
 
Fim do conteúdo da página