Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

OTCA realiza seminário sobre degradação florestal

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 10h32 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 15h06

Seminário da OTCA debateu degradação florestal.

Conhecer o processo de desmatamento da Amazônia depende do entendimento mais detalhado do processo de degradação florestal. É o consenso dos delegados dos países componentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, que organizou seminário para debater sobre degradação florestal na região amazônica. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro e é fruto de demanda dos próprios integrantes da organização em encontros anteriores, quando se fez clara a limitação da discussão sobre o processo de perda de ambientes florestais sem um maior aprofundamento no tema degradação florestal.

Realizado em Bogotá, Colômbia, o evento teve por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de um melhor entendimento sobre a degradação florestal, com ênfase nas florestas da região amazônica, por meio do intercâmbio de informações e experiências entre os países membros da OTCA. Além do Brasil, as atividades contaram com a participação de delegados do Peru, Equador, Guiana, Suriname, Colômbia, Bolívia e Venezuela. Participaram também especialistas em mudança do clima e florestas, que compartilharam suas visões e debateram conceitos empregados no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês).

Os dois dias de debate foram organizados de forma a mesclar apresentações dos países e de outros insumos para as discussões por parte dos especialistas. Foi possível notar que existe um alinhamento conceitual sobre degradação florestal, com informações retiradas de fontes consagradas. Contudo, a evolução dos meios de mensurar a degradação florestal diferem em larga medida, dadas as linhas de pesquisa vigente em cada país.

Ao final do seminário, o principal encaminhamento foi de consolidar os entendimentos atuais dos países membros na forma de uma publicação. Esse documento trará o estado da arte das discussões em âmbito nacional para a definição de degradação florestal, constituindo importante insumo para próximas ações do projeto de monitoramento no âmbito da OTCA.

Fim do conteúdo da página