Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oficina em Brasília valida indicadores do SISREDD+

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 12h09 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 17h41

sisredd oficinabsb artigo

Grupo trabalhou três dias na validação de indicadores para o Sistema de Informações sobre Salvaguardas (SISREDD+)

 

Foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto a etapa Brasília das Oficinas de Desenvolvimento da Metodologia de Avaliação das Salvaguardas de REDD+, evento que buscou aprofundar na caracterização dos indicadores construídos nas rodadas anteriores. O trabalho contou com um grupo diverso, parte dele já envolvido nas oficinas regionais, somado a nomes de profissionais experientes na área ambiental, com objetivo de definir as métricas dos indicadores.

Em três dias de trabalho foi possível constatar o engajamento dos diferentes atores na construção de REDD+ no Brasil, sobretudo no tema salvaguardas. Em sua fala na mesa de abertura, o representante do Ministério de Relações Exteriores Luiz Andrade salienta o nível de ambição do Brasil ao optar por construir o SISREDD+ de forma participativa. O representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Élcio Manchineri complementa, apontando para a importância da representação qualificada de povos indígenas no processo e na oficina por meio de instituições como Conselho Indígena de Roraima (CIR), Grupo de Trabalhos Amazônicos (GTA) e Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT). O diretor do Departamento de Florestas e Combate ao Desmatamento Jair Schmitt considera o fundamental o esforço conjunto para uma melhor compreensão sobre as salvaguardas de Cancun, uma vez que é requisito para a captação de recursos internacionais na escala que o Brasil requer para desenvolvimento de suas políticas florestais.

Como próximos passos, os resultados das oficinas serão organizados para a discussão pela CCT-Salvaguardas, passará por refinamentos técnicos e culminará na validação de modelo conceitual do SISREDD+ em um seminário nacional, com data provável para 12 e 13 de novembro. O portal REDD+ Brasil trará nova informações sobre o evento.

 

Clique aqui para acessar a lista de presença da oficina

Clique aqui para acessar a programação da oficina

Clique aqui para acessar os requisitos para o desenvolvimento do SISREDD+

Clique aqui para acessar a lista de indicadores avaliada pelo grupo

 

 

Saiba mais

O processo de construção de metodologia de avaliação e de indicadores do SISREDD+ é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, cooperação técnica alemã, por meio do Programa de Políticas para Mudanças do Clima – PoMuC. No âmbito deste processo, o Grupo Natureza, Sociedade e Conservação (Grupo NSC) atua como consultora especializada em sistemas de indicadores para o desenvolvimento do SISREDD+.

A construção da metodologia de avaliação e de indicadores do SISREDD+ conta ainda com a supervisão da Câmara Consultiva Temática sobre Salvaguardas (CCT-Salvaguardas), que desenvolveu a conceitualização das Salvaguardas de Cancun para o contexto brasileiro, considerado referência fundamental para metodologia de avaliação das salvaguardas brasileiras de REDD+ e do futuro desenvolvimento da ferramenta computacional do SISREDD+.

Mains informações em sisredd.mma.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página