Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

Encontro técnico aprimora diretrizes do SISREDD+ em Belém do Pará

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2025, 14h59 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2025, 17h28

1

Evento reuniu especialistas para discutir a eficácia e a transparência do sistema de monitoramento socioambiental do Pará

Nesta semana, a equipe do Floresta+ Amazônia participou de reunião técnica em Belém do Pará sobre o Sistema de Informações de Salvaguardas Socioambientais (SISREDD+) do estado paraense.

Durante 3 dias, as principais organizações e especialistas no tema discutiram a pertinência do conjunto de indicadores e procedimentos de monitoramento propostos, bem como recomendações para sua eficácia, transparência e plena conformidade.

Alexandre Avelino, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e integrante da Secretaria Executiva da CONAREDD+, destacou que o objetivo do encontro foi aprofundar a compreensão sobre os próximos passos na proteção das florestas.

"Estamos aqui para enriquecer essa discussão que visa ter indicadores para garantir direitos nos programas jurisdicionais, uma vez que já passamos pela avaliação de indicadores do SISREDD+ nacional”, explicou. Segundo ele, é importante tornar o tema acessível para diferentes públicos, desde aqueles que atuam diretamente na proteção das florestas até os que acompanham a questão a partir da avaliação das políticas públicas. “Trazer clareza sobre esses assuntos por si só já é um resultado", completou.

Uma comunicação eficaz e segmentada sobre as salvaguardas para o sistema jurisdicional do Pará também é uma questão central para Poran Potiguara, especialista em Salvaguardas da The Nature Conservancy (TNC). "É necessário pensar na forma de comunicar, que não seja algo distante da realidade da comunidade", apontou. "Aqui é uma oportunidade de concentrar a discussão, mas precisamos pensar em como isso chega na ponta de forma mais acessível", concluiu.

O SISREDD+ Pará é parte integrante do Sistema Jurisdicional de Redução de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal.

Sobre o Projeto Floresta+ Amazônia

O Projeto Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional do governo federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o PNUD Brasil e Agência Brasileira de Cooperação, financiado pela Green Climate Fund.

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.