Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro debate desafios para Mata Atlântica

Published: Monday, 26 September 2016 17:15 | Last Updated: Monday, 26 September 2016 17:15

MMA promove reunião sobre ENREDD+ e a agenda florestal com representantes estaduais

Por Marta Moraes – Editor: Marco Moreira
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) organizou nesta quinta-feira (24/09), em Brasília, encontro para debater a Estratégia Nacional para a Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (ENREDD+) com os Estados que integram o bioma Mata Atlântica. Além de representantes das secretarias estaduais de Meio Ambiente, a reunião contou com a presença de técnicos e do diretor do Departamentode Políticas para Combate ao Desmatamento da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (DPCD/MMA), Francisco Oliveira, e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável(SEDRS/MMA), Carlos Guedes de Guedes. A estratégia nacional de REDD+ define como um país em desenvolvimento reduzirá suas emissões oriundas de desmatamento e degradação com apoio financeiro, técnico e tecnológico internacional adequado. Desde junho de 2010, o MMA coordena o debate em torno das negociações para a criação de uma Estratégia Nacional de REDD+.
OUTROS BIOMAS
Além do encontro do bioma Mata Atlântica, já foram realizadas reuniões com representantes das secretarias estaduais de meio ambiente de estados do Cerrado e da Amazônia visando debater o papel dos governos estaduais na implantação da ENREDD+. Segundo o diretor do DPCD, Francisco Oliveira, o principal objetivo dos encontros é compartilhar visões sobre REDD+ e iniciar um alinhamento para a construção de uma agenda técnica. Foram apresentados o histórico, principais características, marco das políticas públicas, papel dos Estados, oportunidades, desafios e os próximos passos sobre o tema REDD+.
USO DA TERRA
O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDRS/MMA), Carlos Guedes de Guedes, ressaltou que esse é um esforço das áreas envolvidas para se conectarem com a estratégia geral. “É possível repensar o uso da terra, reafirmar o protagonismo da agropecuária do Brasil, mas ligado sempre à gestão ambiental”, disse. “O Cadastro Ambiental Rural é o ponto de partida.” Com essa aproximação com as secretarias estaduais será possível compartilhar experiências e fortalecer iniciativas, principalmente no que tange a recuperação e restauração florestal.  “Pretendemos fazer esse mesmo trabalho de intercâmbio de experiências e de integração com os municípios no Estado”, relatou Isaura Ferreira, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028.1173
Fim do conteúdo da página