Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Delegação brasileira participa de missão em Moçambique

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 10h52 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 11h55

Missão técnica em Maputo, Moçambique

Missão brasileira a Moçambique identificou áreas de potencial cooperação no tema mudança do clima e florestas

 

Foi finalizada nessa sexta-feira 31 de agosto, em Maputo, uma missão técnica na área de mudança do clima e gestão sustentável de florestas. A missão ocorreu no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE), assinado em maio de 2017, que institucionalizou a cooperação trilateral sul-sul entre Brasil, Moçambique e Banco Mundial.

A delegação brasileira que foi a Moçambique é composta por técnicos e gestores do quadro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A abertura do evento que deu início aos trabalhos contou, ainda, com representante da Embaixada do Brasil em Maputo. Além dos representantes do Governo Brasileiro, participam da missão representantes da FAO, do Banco Mundial e, pelo lado moçambicano, técnicos e gestores de diferentes setores do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).

Ao final de uma semana de trabalho, uma matriz lógica para o desenvolvimento de um projeto de cerca de 2 anos de duração foi o principal resultado. Espera-se, também, que o projeto seja utilizado como um piloto para a parceria entre MMA e ABC para a implementação do “Programa Brasileiro de Cooperação Sul-Sul em Mudança do Clima e Florestas” com foco em REDD+. O programa dedicará atenção a iniciativas de cooperação com países em desenvolvimento da África, em especial lusófonos, e da América do Sul, e visará coordenar e melhor atender às demandas feitas por países interessados em conhecer a experiência brasileira na implementação no Marco de Varsóvia para REDD+.

Foto: Natália Milanezi (MMA)

Fim do conteúdo da página