Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brasil destaca legado ambiental em Conferência do Clima

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 09h21 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 09h33

 Brasil destaca legado ambiental em Conferência do Clima

 

Katowice (Polônia) - O Brasil apresentou na segunda-feira 10 de dezembro às Nações Unidas a contribuição do país para o combate ao aquecimento global. Os resultados das políticas brasileiras voltadas para o desenvolvimento sustentável foram destacados pelo ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, em eventos paralelos e em reunião de alto nível na Conferência do Clima (COP 24), que reúne representantes de 195 países até o fim desta semana, na Polônia.

Ao lado de parceiros como Alemanha e Noruega, o ministro Edson Duarte listou avanços que incluem o aumento das unidades de conservação brasileiras e o fortalecimento da fiscalização e das ações de proteção da Amazônia. “O Brasil iniciou a implementação de políticas pública inovadoras”, declarou o ministro. “Estamos controlado de maneira contínua as nossas emissões”, acrescentou.

Os avanços da política ambiental brasileira, segundo Edson Duarte, demonstram a importância da promoção do desenvolvimento sustentável. “Esses resultados vindos de um país em desenvolvimento com grandes desafios sociais e econômicos ainda a serem superados é fruto de um grande esforço nacional”, afirmou o ministro.

 

LEGADO

Montado pelo governo federal dentro da Conferência, o Espaço Brasil na COP 24 dedicou a programação desta segunda-feira a eventos sobre o legado brasileiro na agenda climática. Houve debates promovidos por parlamentares brasileiros, pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e outros órgãos do governo federal e por instituições que representam diversos segmentos do setor produtivo e da sociedade civil.

No local, o ministro informou questões relacionadas ao andamento das negociações diplomáticas da Conferência. “O Brasil participa da Conferência para colaborar com os avanços da regulamentação do Acordo de Paris”, explicou. “É preciso que os países desenvolvidos cumpram o compromisso de transferir os recursos necessários para os países em desenvolvimento”, defendeu Edson Duarte.

 

A COP 24

Os países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima estão reunidos na 24aConferência das Partes (COP 24), em Katowice, para chegar a um consenso sobre o livro de regras para a implementação do Acordo de Paris, pacto mundial para manter o aumento da temperatura média do Planeta abaixo de 2°C, com esforços para limitar esse aumento a 1.5°C.

Nesse contexto, cada país apresentou metas específicas. A meta do Brasil é reduzir 37% das emissões até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030, ambos em comparação aos níveis registrados em 2005. Para atingir seu objetivo, o Brasil propôs ações para todo o conjunto da economia, com medidas para setores como energias renováveis e recuperação florestal.

 

 
Por Lucas Tolentino/ Ascom MMA, enviado especial a Katowice.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
 
 
 
Fim do conteúdo da página