Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Especialistas validam submissão sobre o bioma Cerrado

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h52 | Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2016, 10h38

gttredd reuniao7 foto 

O Grupo de Trabalho Técnico sobre REDD+ (GTT REDD+) fez o controle de qualidade de submissão brasileira sobre o desmatamento no bioma Cerrado

 

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Grupo de Trabalho Técnico sobre REDD+ (GTT REDD+) se reuniu em Brasília para analisar a minuta de submissão brasileira de nível de referência de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento no bioma Cerrado (FREL Cerrado) e o Anexo Técnico com resultados de REDD+ para o período de 2011 a 2015 no bioma Amazônia.

O debate sobre o FREL Cerrado, realizado no primeiro dia, se concentrou em elementos como mapeamento da vegetação, fatores de emissão, definição de floresta, emissões de carbono no solo, emissões de gases não-CO2, etc. Durante as discussões, foram sempre considerados os critérios que serão adotados pelos avaliadores internacionais, sobretudo consistência com o inventário de emissões do país e transparência e completude dos dados. Com base nos insumos dos especialistas do GTT REDD+, o MMA fechou a submissão de FREL Cerrado, que será traduzida para o inglês e submetida à UNFCCC na primeira semana de janeiro de 2017.

O segundo dia de reunião focou em dois tópicos: comentários sobre a versão final do Anexo Técnico sobre REDD+ e perspectivas futuras para um FREL nacional. O Anexo Técnico sobre REDD+ é a submissão apensada ao Relatório Bienal de Atualização (BUR na sigla em inglês). A comunicação que agora se conclui é muito similar à primeira, encaminhada em dezembro de 2014, porém demonstra o rigor técnico dos resultados de redução do desmatamento no bioma Amazônia atingidos entre 2011 e 2015. O Anexo Técnico será submetido pelo Brasil à UNFCCC junto ao Relatório Bienal de Atualização também no início de 2017.

Já o debate sobre o futuro FREL nacional, a ser composto pelos níveis de referência que serão estabelecidos para todos os biomas, se constituiu de um mapeamento preliminar de especialistas, instituições e potenciais desafios técnicos. Os insumos deste debate se reverteram em uma proposta de trabalho para o ano 2017, que envolverá o GTT REDD+ e especialistas convidados.

 

Acesse a versão final do FREL Cerrado, em português

Anexo Técnico referente à Decisão 14/CP.19: Resultados obtidos pelo Brasil com a Redução de Emissões provenientes do desmatamento no bioma Amazônia para pagamentos por resultados de REDD+ entre os anos de 2011 e 2015.

 

Fim do conteúdo da página