Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inicia em maio a avaliação dos resultados de redução do desmatamento na Amazônia

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 14h47 | Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2017, 17h57

 

O Anexo Técnico sobre REDD+ com os resultados de redução do desmatamento no bioma Amazônia no período 2011-2015, submetido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) junto ao Segundo Relatório Bienal de Atualização (BUR na sigla em inglês) do Brasil, será objeto de avaliação por especialistas internacionais. A interação entre especialistas brasileiros e internacionais indicados pela UNFCCC deverá ocorrer entre os dias 22 e 26 de maio.

 

Clique para fazer download do Anexo Técnico referente à Decisão 14/CP.19: Resultados obtidos pelo Brasil com a Redução de Emissões provenientes do desmatamento no bioma Amazônia para pagamentos por resultados de REDD+ entre os anos de 2011 e 2015.

 

O processo de Análise e Consulta Internacional (ICA, na sigla em inglês) avaliará se a submissão brasileira atende às orientações previstas nas decisões do Marco de Varsóvia para REDD+, e é consistente com o nível de referência de emissões florestais do Brasil para o bioma Amazônia (FREL Amazônia). O trabalho envolve a avaliação da submissão por um grupo de especialistas em uso do solo, mudança de uso do solo e florestas (LULUCF na sigla em inglês) do rol da UNFCCC. Os prazos de cada etapa são previstos na decisão 14/CP.19 e o processo completo pode durar até nove meses - veja a figura abaixo.

Processo de ICA

Fonte: Adaptado de UNFCCC

 

A perspectiva é que a avaliação do Segundo BUR do Brasil seja finalizado ainda em 2017. A partir de então, e com a publicação do Segundo Sumário de Informações sobre as Salvaguardas, o Brasil terá os seus resultados de REDD+ de 2006 a 2015 publicados no Lima Information Hub da UNFCCC e disponíveis para pagamentos.

 

Clique aqui para mais informações sobre as submissões brasileiras de REDD+

 

Fim do conteúdo da página