Sistemas que alimentam o SISREDD+
A organização de informações de natureza diversa e proveniente de diferentes fontes é um desafio para a implementação do SISREDD+. É necessário lançar mão de diferentes recursos computacionais de forma a automatizar sua alimentação, o que implicaria em ganho de qualidade e atualização das informações. A garantia de bom funcionamento do SISREDD+ é construída desde o momento de sua idealização, passando pela modelagem computacional, até a validação de suas funcionalidades e a fase de manutenções de rotina.
A integração entre as diferentes fontes de informação existentes é essencial para o desenvolvimento do SISREDD+, de forma a garantir a melhor disponibilidade de informações e reduzir custos de operação. A criação de um sistema de informações integrado depende, dentre outros fatores, do estabelecimento de conexões entre seus módulos com bancos de dados e sistemas de informação existentes (interoperabilidade). Investigar a melhor forma de se estabelecer a relação entre sistemas é uma etapa complexa do processo de construção do SISREDD+, e deverá ser implementada de forma gradual.
A seguir, uma lista de fontes de informação já utilizadas na elaboração do II Sumário de Informação sobre Salvaguardas e que podem vir a prover informações para o SISREDD+:
Portal REDD+ Brasil: http://redd.mma.gov.br
Ministério do Meio Ambiente: http://mma.gov.br
Planos de ação para combate ao desmatamento: http://combateaodesmatamento. mma.gov.br
Programa ARPA: http://programaarpa.gov.br/
Bolsa Verde: http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/bolsa-verde
Fundo Amazônia: http://www.fundoamazonia.gov.br/FundoAmazonia/fam/site_pt
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Produtos e Serviços da Sociobiodiversidade: A Política de Garantia do Preço Mínimo para a Sociobiodiversidade (PGPMBio). Disponível em: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1638&t=. Conteúdo áudio visual disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=84gkOrrPVmo&feature=youtu.be.
Fundação Nacional do Índio: http://funai.gov.br
IPAM, 2017. Plataforma Indicar Estados. Projeto Indicar Estados. http://indicar.org.br/.
Lei de Acesso a Informação: http://www.acessoainformacao.gov.br/
Redes Sociais