Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cuiabá recebe primeira maratona de ideação do Floresta+ Amazônia

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 10h50 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 15h27

I Maratona de Ideação

Realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, o evento marcou o início das atividades da Modalidade de Inovação do projeto com seus beneficiários.

 

Foi realizada entre os dias 4 e 6 de novembro em Cuiabá, MT, a primeira maratona de ideação do Projeto Floresta+ Amazônia. Os participantes contaram com o apoio dos profissionais da consultoria contratada, um consórcio entre a Associação Wylinka e o Instituto Idesam, de representantes das equipes técnicas do Projeto no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de outros mentores especializados em temas relacionados a inovação e ao desenvolvimento de negócios e soluções. Esse apoio veio por meio da apresentação de conteúdo, aplicação de metodologias, ferramentas e sessões de mentoria visando ao desenvolvimento de novos negócios que pudessem contribuir para a solução do desafio proposto: “Como aproveitar o potencial das florestas para a geração de renda nas regiões da Amazônia Legal?”. Ao longo dos três dias, os participantes colocaram “a mão na massa” para desenvolver soluções que contribuam para o desenvolvimento do mercado para pagamento por serviços ambientais e o fortalecimento da economia da floresta em pé.

No domingo 6 de novembro, os seis grupos, de até cinco participantes, realizaram uma breve apresentação (pitch) sobre o negócio idealizando aplicando os conceitos discutidos ao longo do evento, apresentando dados e definindo questões relacionadas ao produto, serviço ou solução proposto, ao impacto socioambiental, ao mercado, ao modelo do negócio etc. As três melhores soluções, brevemente descritas ao final desta nota, foram selecionadas pela banca, composta por representantes do MMA, do PNUD e um especialista local. Como prêmio, os integrantes das equipes vencedoras receberão sessões de mentoria de especialistas contratados pelo projeto para oferecer conteúdo visando apoiar o desenvolvimento da solução ou o desenvolvimento profissional dos participantes.

O desenvolvimento de boas ideias para a solução do desafio é uma meta importante do projeto. Os resultados do evento e do Programa de Ideação, no entanto, não estão limitados a isso. O processo de engajamento de jovens, estudantes e profissionais, bem como do ecossistema de inovação local, no desenvolvimento de soluções empreendedoras para um desafio associado a questões ambientais chave da Amazônia legal proporcionou uma rica experiência para todos os envolvidos.

Estão previstas mais três maratonas no primeiro Programa de Ideação, uma por mês em fevereiro, março e abril de 2023.

 

Resultado da I Maratona de Ideação

1a colocada:

Equipe Ybyrá: a Startup trabalharia como uma agroindústria que produzirá um cappuccino de origem amazônico, a partir do uso de uma farinha de alto valor nutritivo advinda dos resíduos de coco de babaçu produzidos por comunidades na Amazônia Legal.

2a colocada:

Equipe Uyara: buscar, por meio de uma startup de assessoria, implementar uma plataforma on-line de turismo cultural e ecológico, proporcionando experiências de imersão na realidade das comunidades extrativistas da região.

3a colocada:

Equipe Ratanabá: a RAAR foi criada como suporte de informações técnicas e científicas para extrativistas da Amazônia legal. Funcionando como uma rede de extensionista, temos como objetivo auxiliar e potencializar a produção com conteúdo descomplicado e de fácil acesso.

 

Clique aqui para mais informações sobre o Projeto Floresta+ Amazônia

Fim do conteúdo da página