Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Submissões > Informações espaciais do FREL de desmatamento no bioma Amazônia
Início do conteúdo da página

Informações espaciais do FREL de desmatamento no bioma Amazônia

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 14h37 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 14h30

 

Downloads

Nível de referência de emissões florestais do Brasil (versão final em inglês)

Relatório de avaliação técnica do nível de referência de emissões florestais do Brasil 

 

No endereço http://geoweb.funcate.org.br/frelamazonia é possível encontrar os dados empregados no cálculo de emissões de desmatamento corte raso ano a ano, componentes do nível de referência de emissões florestais. Para acesso, inserira os seguintes dados no momento da conexão:

 

Usuário: frelamazonia
Senha: fr3lr34d0nly

 

Nas pastas estão disponíveis as seguintes informações:
• Mapa de carbono do bioma Amazônia em arquivo .shp compactado
• Polígonos de desmatamento do bioma Amazônia em arquivo .xls
• Limites geográficos da Amazônia Legal e do bioma Amazônia em arquivos .shp compactados
• Tutorial do software TerraAmazon em arquivo .docx

  

Informações Espaciais

1. TerraAmazon

Uma ferramenta GIS desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para dados vetoriais usando imagens de satélite multi-temporais. É o software utilizado no processamento de imagens necessárias ao cálculo do nível de referência de emissões florestais.

Acesse o TerraAmazon 

2. Sistema de Monitoramento do Desmatamento
O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal.

Acesse as taxas anuais de desmatamento segundo o PRODES

Atenção: para o cálculo do nível de referência submetido pelo Brasil, foram utilizados dados restritos ao bioma Amazônia (veja item 4 abaixo), o que difere dos dados para a Amazônia Legal.

  

3. Imagens CBERS
Os dados de desmatamento corte-raso na Amazônia Legal, produzidos pelo Prodes, se utilizam de informações obtidas pelos satélites da série CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres.

Acesse o banco de imagens do CBERS

  

4. Informações do Cruzamento de Mapas
A construção do nível de referência de emissões de redução de emissões de desmatamento no bioma Amazônia foi baseada em uma série histórica desenvolvida para a Amazônia Legal desde 1988. A avaliação anual do desmatamento bruto na Amazônia Legal é realizada pelo PRODES (Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Amazônia Legal compreende três diferentes biomas: o bioma Amazônia inteiro, 37% do bioma Cerrado e 40% do bioma Pantanal. Para a construção do nível de referência para o bioma Amazônia, as áreas do bioma Cerrado e Pantanal na Amazônia Legal foram excluídas.

  

Outros links

 

 

Fim do conteúdo da página