Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seul sedia Simpósio Internacional sobre REDD+

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h57 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 16h36

Seul sedia Simpósio Internacional sobre REDD+

Evento reuniu especialistas de várias partes do mundo para debater os desafios e as oportunidades para implementação de REDD+

 

Foi realizado no dia 31 de outubro de 2018, em Seul, República da Coreia, o 2018 REDD+ International Symposium, evento técnico organizado pelo Serviço Florestal Coreano em parceria  e que reuniu participantes de diversos países, entre representantes de governos, universidades, organizações internacionais e agências das Nações Unidas. O objetivo principal da reunião foi compartilhar o status atual do tema em nível global, assim como discutir meios de contornar os principais desafios e de aproveitar as oportunidades que se apresentam nas diferentes abordagens de implementação de REDD+.

 

O suporte a ações de REDD+ foi o ponto escolhido para iniciar a reunião. Frode Solberg, representante da Embaixada da Noruega na República da Coreia, salientou a importância de REDD+ como instrumento para mitigação para mudança do clima e reforçou a consistência da Noruega em prover suporte para sua implementação - Noruega figura entre os principais doadores para países que implementam REDD+. A sessão contou também com uma fala inicial sobre a teoria por detrás do instrumento financeiro de REDD+ e detalhamento das ações atuais e futuras do Banco Mundial no âmbito do Forest Carbon Partnership Facility (FCPF). Em sessões subsequentes foram abordados temas como os projetos de REDD+ no Camboja em cooperação com a República da Coreia, o mecanismo de JCM desenvolvido pelo Japão para facilitar a difusão de tecnologias de baixo carbono enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável em países parceiros. As discussões abrangeram também o uso de agrofloresta para a conservação e desenvolvimento sustentável, a cooperação entre a Coreia do Sul e Coreia do Norte para a implementação de REDD+.

 

O representante do governo brasileiro expôs ao grupo as ações empreendidas para a implementação de sua Estratégia Nacional para REDD+, conforme abordagem pactuada no Marco de Varsóvia para REDD+ no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC na sigla em inglês). Os participantes puderam constatar a relevância da redução do desmatamento no bioma Amazônia, o processo de participação da sociedade no desenvolvimento do SISREDD+, bem como a atuação do Grupo de Trabalho Técnico sobre REDD+ (GTT REDD+) na elaboração de submissões à UNFCCC.

 

O evento serviu para ampliar a compreensão dos países sobre os desafios comuns e aventar oportunidades de cooperação técnica para a preparação ou a implementação de REDD+.

 

Fim do conteúdo da página