Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Floresta+ apresentado à CONAVEG

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 11h02 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 11h02

Projeto Floresta+ apresentado à CONAVEG

A Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (CONAVEG) conheceu detalhes do Floresta+ durante sua II Reunião

 

A Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (CONAVEG) foi criada pela Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, instituída no Decreto nº 8.972, de 23 de janeiro de 2017. Em 25 de setembro de 2018 foi realizada a II Reunião Ordinária da CONAVEG, oportunidade para apresentação do Projeto Floresta+, recentemente encaminhado ao Fundo Verde para o Clima (GCF na sigla em inglês).

O diretor do Departamento de Florestas e Combate ao Desmatamento Jair Schmitt detalhou ao grupo os objetivos centrais e componentes do projeto. O Floresta+ buscará prover incentivo à recuperação da vegetação nativa de imóveis rurais, unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos e outros territórios de povos e comunidades tradicionais. Além disso, Incentivará o cumprimento da legislação ambiental e o apoio a políticas públicas. Também foi esclarecido que o projeto encontra-se na fase intermediária do processo de aprovação e, em etapas futuras, sua operacionalização será objeto de discussão e detalhamento.

 

Processo de elaboração do Floresta+

Desde o lançamento do Programa Piloto pelo GCF em outubro do ano passado, o MMA tem realizado diálogos envolvendo diversos atores e fóruns de discussão: CONAREDD+; representantes dos estados da Amazônia Legal; demais ministérios; instâncias de governança no âmbito da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígneas (PNGATI); entre outros. Os diálogos continuarão no intuito de envolvimento e estabelecimento de parcerias, especialmente durante a fase de detalhamento do projeto de uso dos recursos recebidos, em que está prevista o refinamento do arranjo para uso dos recursos de forma participativa envolvendo diversos setores da sociedade.

Confira a apresntação do MMA sobre o acesso a recursos do Programa Piloto de REDD+ do GCF

Clique aqui para mais informações e documentos sobre o acesso do Brasil ao Programa Piloto

 

 

Durante a 2º Reunião ordinária da Conaveg, realizada em 25 de setembro de 2018, foi apresentado ao colegiado o Projeto Floresta+, recentemente encaminhado ao Green Climate Fund e pendente de avaliação por parte do fundo. Na ocasião foram apresentados os objetivos centrais e componentes do projeto, com destaque ao incentivo à recuperação da vegetação nativa de imóveis rurais, unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos e outros territórios de povos e comunidades tradicionais, à promoção do cumprimento da legislação ambiental e o apoio a políticas públicas. Também foi esclarecido que o projeto encontra-se na fase intermediária do processo de aprovação e, em etapas futuras, sua operacionalização será objeto de discussão e detalhamento.

Fim do conteúdo da página