Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Governo retoma Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 10h05 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 10h06

Ministra Marina Silva com representantes do CNPCT (Foto: MMA)

Ministra Marina Silva com representantes do CNPCT (Foto: MMA)

 
Dos 48 integrantes, 29 são da sociedade civil, entre eles, os pantaneiros, raizeiros, quebradeiras de coco babaçu e retireiros do Araguaia
 
 

Brasília (11/04/2023) O Diário Oficial da União (DOU) publicou o Decreto nº 11.481/23, que retoma o Conselho Nacional dos Povos Tradicionais (CNPCT). A partir de agora, o colegiado passa a ser vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Com a nova redação, o conselho será composto por 16 ministérios, incluindo o MMA, que atuará como coordenador, e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Incra e o ICMBio. São 48 integrantes, dos quais 29 representantes da sociedade civil e 19 do governo federal, todos com direito a voto. O CNPCT estava ligado ao extinto Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Criado em 2016, os seus 22 objetivos foram restabelecidos com o novo decreto. Entre eles, “promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais” e “promover e realizar ações para combater toda forma de preconceito, intolerância religiosa, sexismo e racismo ambiental”. O conselho terá participação de 28 representantes de setores reconhecidos como povos tradicionais no país, entre outros, como os pantaneiros, raizeiros, quebradeiras de coco babaçu e retireiros do Araguaia.

“É preciso reconhecer o papel de destaque dos povos tradicionais para a conservação ambiental e consolidação de políticas de combate ao desmatamento e de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, disse a secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Edel Moraes.

O presidente do CNPCT, Carlos Alberto Pinto dos Santos, que integra a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem), disse que, entre as prioridades, estão a organização da Conferência Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e a eleição do próximo presidente do conselho. “O MMA, onde o conselho nasceu, é o melhor lugar para fazer essa reconstrução”, concluiu.

Mais informações sobre o CNPCT aqui.

 

Assessoria de Comunicação do MMA
(61) 2028-1227/1051

 

 

Fim do conteúdo da página