Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brasil submete à UNFCCC resultados de REDD+ para o período 2011-2015

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 14h35 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 14h51

O Brasil submeteu, no dia 3 de março de 2017, o seu 2º Relatório de Atualização Bienal (BUR, na sigla em inglês) à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). O Relatório inclui também o 2º Anexo Técnico sobre REDD+ que apresenta à Convenção os resultados obtidos pelo Brasil com a redução de emissões provenientes do desmatamento no bioma Amazônia no período de 2011 a 2015.

Com base no nível de referência de emissões florestais (FREL, na sigla em inglês) para desmatamento no bioma Amazônia, o País mensurou reduções de emissão da ordem de 3.154.501.726,77 tCO2e entre 2011 e 2015. O BUR passará agora pelo processo de Consulta e Análise Internacional (ICA, na sigla em inglês). O relatório de avaliação do Anexo Técnico sobre REDD+ deve ser concluído até o final de 2017, o que viabilizará o reconhecimento dos resultados sob a UNFCCC e a sua inserção no Lima REDD+ Information Hub. A inserção dos resultados permitirá que o Brasil receba pagamentos por esses resultados. Os resultados já estão disponíveis no Info Hub Brasil, plataforma mantida pelo Ministério do Meio Ambiente para dar transparência aos resultados e aos pagamentos por resultados de REDD+ recebidos pelo Brasil.

O 3º BUR do Brasil deverá ser encaminhado em 2018. O Anexo Técnico sobre REDD+ do 3º BUR deverá incluir também resultados de REDD+ obtidos com a redução do desmatamento no bioma Cerrado, cujo FREL foi submetido a UNFCCC recentemente.

Clique aqui para acessar o 2º BUR do Brasil.

Saiba mais sobre o BUR

O BUR é um relatório que os países em desenvolvimento, os que não integram o Anexo I da UNFCCC, devem submeter à Convenção. O relatório deve apresentar atualizações do Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa, informações sobre as ações de mitigação sendo implementadas, o apoio internacional recebido para a implementação de suas ações e suas necessidades para apoio futuro.

Fim do conteúdo da página