Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eventos no Espaço Brasil discutirão o tema REDD+ durante a COP 23

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 16h23 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 16h26

Plenária da UNFCCC 

Entre os dias 6 a 17 de novembro, será realizada a 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) em Bonn, Alemanha. Serão duas semanas de negociações e debates em que o principal objetivo será avançar na regulamentação do Acordo de Paris, um esforço mundial em que cada país tem seu papel frente à mudança do clima.

O Brasil apresentará os avanços na ação climática nacional e debaterá as diversas questões ligadas ao tema no Espaço Brasil, que contará com uma extensa programação proposta por órgãos públicos, do setor privado, da academia e da sociedade civil. Dentre os temas a serem discutidos no Espaço Brasil, REDD+ terá destaque em dois eventos no dia 8 de novembro:

 

16:30 – 18:00: “Decisão de Cairo do Fundo Verde para o Clima (GCF) sobre REDD+ como uma nova oportunidade de financiamento de florestas em países em desenvolvimento”

18:00 – 19:30: “Programa Brasileiro de Cooperação Sul-Sul em Mudança do Clima e Florestas”

 

O primeiro evento do dia discutirá a decisão de Cairo do Fundo Verde para o Clima (GCF) sobre REDD+,  uma nova oportunidade de financiamento de florestas em países em desenvolvimento. Em 2 outubro de 2017, no Cairo, Egito, o GCF aprovou linha de financiamento de US$ 500 milhões para pagamentos por resultados de REDD+ alcançados por países em desenvolvimento. O evento tem como objetivo apresentar a decisão de Cairo, explicar as regras de elegibilidade da linha de financiamento e procedimentos de acolhida de propostas pelo GCF. Será também oportunidade de promover articulação entre os países em desenvolvimento interessados em apresentar propostas para a chamada de propostas.

Logo em seguida às 18hs, será realizadoo sgeundo evento com o propósito de apresentar o “Programa Brasileiro de Cooperação Sul-Sul em Mudança do Clima e Florestas”. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem trabalhado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), no desenvolvimento de um Programa com foco em REDD+ que busca coordenar e melhor atender a demandas feitas por países interessados em conhecer a experiência brasileira na implementação do Marco de Varsóvia para REDD+. Em linha com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, o Programa pode gerar soluções para desafios comuns, reforçar as capacidades institucionais, técnicas e científicas, e promover o engajamento dos países em desenvolvimento para a mobilização de recursos de pagamentos por resultados de REDD+. Ademais, para se alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável deve-se aprimorar o suporte, cooperação e parceria entre os países, e nesse sentido, a Cooperação Sul-Sul com foco em REDD+ é um fator importante para a implementação das NDC dos países em desenvolvimento.

 

Fim do conteúdo da página