Salvaguardas de REDD+ serão temas de oficinas regionais
Oficinas pelo Brasil coletarão insumos para a construção de indicadores para avaliar o respeito e o cumprimento às salvaguardas de REDD+ pelo Brasil
Uma plataforma em breve permitirá ao Brasil demonstrar como as salvaguardas de Cancun tem sido tratadas e abordadas na produção de resultados de REDD+. O desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Salvaguardas de REDD+ (SISREDD+) tem sido tema de debates no âmbito da Câmara Consultiva Temática (CCT) sobre Salvaguardas (CCT-Salv) desde junho de 2017 e já definiu os papéis de diferentes atores na construção do sistema.
No mês de fevereiro de 2018 se inicia uma importante etapa desse processo de desenvolvimento: a construção participativa dos indicadores para avaliação do respeito e cumprimento das Salvaguardas de REDD+. Passo necessário para o desenvolvimento conceitual do SISREDD+, o trabalho ocorrerá em cidades validadas no âmbito da CCT-Salv (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá e Rio Branco). A ideia é que as oficinas tenham a participação de especialistas, representantes de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e membros da CCT-Salv. Esse processo deve durar até o final do mês de maio de 2018 e conta com apoio da cooperação alemã, por meio do Programa sobre Mudança do Clima (PoMuC).
Regularmente, o REDD+ Brasil trará novas informações sobre a realização das oficinas de desenvolvimento de indicadores do SISREDD+.
Redes Sociais