Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário técnico debate mapeamento de uso do solo

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 16h57 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 16h58

Especialistas discutem sobre aplicações do Terraclass

Especialistas em mapeamento de cobertura e uso do solo se reuniram em Brasília para reunião técnica.

 

O Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (PMABB) foi estabelecido em 2015 como esforço de coordenação das diversas iniciativas de mapeamento de cobertura e uso da terra em andamento. Desenvolvido como parceria entre os Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o TerraClass é um dos produtos prioritários, gerando informações de grande relevância para a implementação de políticas públicas diversas. Buscando levantar perspectiva e aplicações para o TerraClass, com dados disponíveis para a Amazônia Legal e para o bioma Cerrado, foi realizada em Brasília em 23 de maio de 2018 uma reunião técnica com especialistas em mapeamento da cobertura da terra.

Considerando a constante demanda do governo federal por dados confiáveis e verificáveis, foram considerados objetivos específicos para a reunião: discutir a ampliação da escala do projeto, atualizar as fontes de financiamento, propor modelo de utilização do TerraClass para o monitoramento da recuperação da vegetação e discutir a incorporação de novas tecnologias de monitoramento e a interface com outras iniciativas de mapeamento do uso da terra. A reunião buscou estabelecer um ambiente informal para iniciar o desenho de uma estratégia coletiva para avançar no mapeamento, rumo ao índice para mensuração da recuperação florestal - uma das principais motivações iniciais para a criação do TerraClass.

As discussões resgataram o contexto de implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, em que a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg), com sua meta de recuperação de pelo menos 12 milhões de hectares de vegetação nativa, cumpre papel de grande relevância. Segundo os participantes, as potenciais soluções para o avanço do mapeamento passam pelo aprimoramento da governança do PMABB, atualmente estabelecido pela Portaria MMA nº 365, de 27 de novembro de 2015, que pode dar maior poder de articulação ao agregar os ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). O trabalho pode se aproveitar de acordos vigentes, tais como o Acordo de Cooperação Técnica entre MMA, INPE e EMBRAPA, bem como as discussões técnicas em andamento em outras instâncias - como o Grupo de Trabalho Técnico sobre REDD+ (GTT REDD+).

 

Clique aqui para acessar a memória da reunião técnica

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página