Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário nacional amplia participação no desenvolvimento do SISREDD+

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h12 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 16h35

IMG 20181112 100940946 1024x464

O seminário nacional ocorreu nove meses após a primeira oficina de desenvolvimento da metodologia do SISREDD+ e buscou engajar um número maior de participantes na construção do SISREDD+

 

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2018 foi realizado em Brasília o Seminário Nacional - Indicadores do Cumprimento das Salvaguardas e Avanços na Proposta Conceitual do SISREDD+, que buscou garantir a participação de novos interlocutores, somando novas percepções sobre os indicadores do SISREDD+ refinados até então. O seminário representou o sexto e último evento coletivo da primeira etapa do desenvolvimento do SISREDD+ para elaboração de indicadores sobre o cumprimento das salvaguardas nacionais de REDD+.

 

O evento de dois dias contou com a participação de parte do grupo que acompanhou as cinco oficinas regionais anteriores, mais participantes que acompanhavam o processo pela primeira vez. A variedade de visões permitiu um novo olhar sobre os indicadores remanescentes para essa etapa, bem como o aprimoramento de modelos conceituais de Implementação, Funcionamento e Usos/Aplicações do SISREDD+. As atividades em grupo constituiram importante oportunidade para que os interlocutores novos tivessem contato tanto com o conteúdo específico de desenvolvimento do SISREDD+ como com demais informações atuais sobre a implementação de REDD+ pelo Brasil - assunto abordado detalhadamente em nota informativa específica.

 

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE

O ano de 2018 foi de muito trabalho para o desenvolvimento da metodologia do Sistema de Informações de Salvaguardas de REDD+ do Brasil (SISREDD+). Entre fevereiro e novembro foram realizadas seis oficinas regionais e três reuniões ordinárias da Câmara Consultiva Temática sobre Salvaguardas (CCT-Salv), etapas responsáveis por elaborar a estrutura metodológica do que virá a ser a versão plenamente operacional do SISREDD+. O trabalho continua por meio de entrevistas a interlocutores e instituições-chaves, que podem trazer refinamento sobre a viabilidade de fontes de informação, lógica de acesso aos dados e qualidade da informação a ser obtida pelo sistema. De toda forma, as oficinas regionais serviram para reforçar a percepção de que o processo de construção da metodologia do SISREDD+ constituiu uma importante oportunidade para capacitação dos representantes de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares (PIPCTAF) no tema REDD+.

 

 

Clique aqui para acessar a lista de presença do Seminário Nacional

Clique aqui para acessar a programação do Seminário Nacional

Clique aqui para acessar o documento síntese elaborado para o Seminário Nacional

Clique aqui para acessar a apresentação do Ministério do Meio Ambiente

Clique aqui para acessar o conteúdo das demais oficinas e reuniões da CCT-Salv

 

 

Fim do conteúdo da página