Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Especialistas avaliam emissões para o FREL Nacional

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 11h58 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 12h01

Especialistas avaliam emissões para o FREL Nacional

Com a reunião, se aproxima o final da validação de insumos para a submissão brasileira

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a VIII Reunião do Grupo de Trabalho Técnico sobre Mensuração, Relato e Verificação de REDD+ (GTT MRV), com o objetivo de avançar na definição de conteúdos e parâmetros técnicos para o nível de referência de emissões florestais (FREL na sigla original em inglês). A expectativa é que o documento seja submetido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC na sigla original em inglês) em 2023 e que, após avaliado por especialistas internacionais, seja utilizado para cálculo de resultados de REDD+ em todos os biomas brasileiros. 

Desde 2018, especialistas brasileiros tem atuado para prover embasamento técnico para o FREL a partir de estudos e dados sobre emissões do desmatamento e da degradação florestal nos diferentes biomas, além de debater e validar escolhas metodológicas. O desafio é ampliar o reconhecimento dos resultados para os seis biomas do País (Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal), de maneira a tornar o FREL brasileiro, de fato, Nacional. O Brasil, desde 2015, acessa recursos internacionais com base em resultados de redução de emissões alcançados apenas nos biomas Amazônia e Cerrado

O GTT é coordenado pela Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia. A reunião foi realizada em formato híbrido e contou com a participação 28 participantes. Além de especialistas de atuação no tema mudança do clima e florestas, estavam presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Serviço Florestal Brasileiro, e representantes dos Estados na CONAREDD+.

 

Projeto Floresta+ Amazônia 

A elaboração do FREL Nacional tem sido apoiada pelo Projeto Floresta+ Amazônia, que é operado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto tem como um de seus objetivos apoiar a implementação da Estratégia Nacional para REDD+, que permitirá ampliar o potencial desse instrumento para financiar políticas florestais nos demais biomas brasileiros.

 

Clique aqui para mais informações sobre o Floresta+ Amazônia

Clique aqui para memórias de reuniões anteriores do GTT MRV

Clique aqui para a memória da VIII Reunião do GTT MRV (Em breve)

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página