Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Desenvolvimento de indicadores do SISREDD+

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 09h49 | Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 11h08

O Sistema de Informação sobre Salvaguardas (SISREDD+) aprimorado vai permitir avaliar por meio de indicadores como cada salvaguarda de Cancun têm sido considerada e respeitada nas políticas que levam aos resultados de REDD+ e na aplicação de recursos provenientes de pagamentos por resultados. Isso será possível por meio de uma metodologia, cujo desenvolvimento conta com apoio técnico-metodológico do Grupo Natureza, Sociedade e Conservação, consultoria contratada com recursos da Cooperação Brasil - Alemanha.

 

O desenvolvimento metodológico dos indicadores do SISREDD+ conta com os seguintes objetivos específicos:

1.    Buscar referências em sistemas de monitoramento e avaliação de salvaguardas similares para construção da base conceitual e requisitos do SISREDD+;
2.    Prover insumos para o desenvolvimento de um procedimento de ouvidoria sobre violação das salvaguardas;
3.    Apoiar a condução de um processo participativo, em âmbito nacional, para desenvolvimento de indicadores;
4.    Construir, qualificar e validar indicadores para avaliação das salvaguardas de Cancun, seus atributos mínimos e formas de monitoramento dos indicadores com participação ativa da sociedade;
5.    Consultar e consolidar os indicadores e a proposta conceitual de desenvolvimento do SISREDD+ junto a Câmara Consultiva Temática sobre Salvaguardas e demais stakeholders; e
6.    Desenvolver o conceito para o desenvolvimento da SISREDD+, que servirá de insumo para as próximas etapas de implementação do SISREDD+ e que terá como principal desdobramento a elaboração dos sumários de salvaguardas de REDD+, que devem ser apresentados periodicamente pelo Brasil junto a Convenção do Clima.

 

A proposta metodológica prevê três grandes etapas, que possuem como premissa o envolvimento da sociedade brasileira e da CCT-Salv em todas elas.

etapas sisredd

A etapa de definição das bases conceituais já foi realizada e as premissas do SISREDD+ definidas. Vale ressaltar que pequenos ajustes às premissas podem ser necessários em função do aprofundamento das discussões nas etapas subsequentes. Estima-se que a metodologia e o modelo conceitual do sistema sejam finalizados no segundo semestre de 2018, para que sejam implementados na ferramenta computacional.

De todo modo, é importante frisar que a implementação e acompanhamento das salvaguardas pelo Brasil acontece de forma concomitante a esse processo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página