Monitoramento das salvaguardas de REDD+ foi tema de oficina regional no Acre
Foto: Abdoral Machado/GIZ
Uma plataforma em breve permitirá ao Brasil demonstrar como as salvaguardas de Cancun são tratadas e abordadas no alcance de resultados de REDD+ e no uso de pagamentos por resultados. O desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Salvaguardas de REDD+ (SISREDD+) tem sido tema de debates no âmbito da Câmara Consultiva Temática (CCT) sobre Salvaguardas (CCT-Salv) desde junho de 2017 e em 2018 passa a contar com aportes de um grupo ainda mais amplo da sociedade brasileira, por meio de oficinas regionais.
Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2018 aconteceu, na cidade de Rio Branco-AC, a 1ª Oficina para Desenvolvimento da Metodologia de Avaliação das Salvaguardas de REDD+. Esta oficina foi a primeira etapa do processo de construção participativa dos indicadores para avaliação do respeito e cumprimento das Salvaguardas de REDD+, que conta com apoio do Programa Políticas sobre Mudança do Clima (PoMuC), uma articulação entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ).
O evento teve como objetivo levantar informações sobre: requisitos do SISREDD+ (conceitos, abordagem, finalidades, envolvidos, usuários, análises e comunicabilidade); atributos dos indicadores (dimensões e critérios); e subsídios para ouvidoria de REDD+. Participaram do evento 59 pessoas, entre especialistas, representantes de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e membros da CCT-Salv. Estavam representados 17 estados e 41 insitutuições. As contribuições obtidas nos três dias de trabalho serão fundamentais nas próximas etapas que discutirão os indicadores para cada uma das salvaguardas de REDD+.
Regularmente, o REDD+ Brasil trará novas informações sobre a realização das oficinas de desenvolvimento de indicadores do SISREDD+.
Clique para acesso aos documentos da oficina:
Desenvolvimento do SISREDD - Grupo NSC
Contexto REDD a SISREDD_- Ministério do Meio Ambiente
Elementos para elaboração do SISREDD - Grupo NSC
Salvaguardas Programa REDD+ Acre - IMC/AC
Relatório da Oficina SISREDD+ no Acre - Grupo NSC
Redes Sociais